12 Set
PRINCIPAIS RISCOS PARA TRABALHADORES EM AMBIENTES EXTERNOS

Quem trabalha em ambientes externos está sujeito a muitos riscos, maiores ou menores de acordo com o que faz, em que região geográfica, estação do ano e horário da jornada. Um treinamento adequado aos riscos em exteriores é responsabilidade dos empregadores.

AGENTES AMBIENTAIS: O calor pode ser o mais importante, e ele é agravado pela atividade física que deve ser exercida. Além disso, o sol pode implicar, além de queimaduras, em risco de câncer de pele. De acordo com a região e a estação, o frio pode ser um problema sério. Para completar, o ruído é um agente sempre presente. E em atividades especiais, a radiação eletromagnética de antenas de rádio, TV e celulares pode ser um risco adicional.

AGENTES BIOLÓGICOS: Dependendo da região, atividade e época do ano, podemos ter risco relevante de aranhas, escorpiões e cobras venenosas, além de plantas irritantes ou tóxicas. E não devemos esquecer de vespas e abelhas, assim como os cães soltos (raiva) e ratos (leptospirose). As inofensivas capivaras também transmitem doenças graves. Especialmente precisamos lembrar das doenças causadas por vetores (mosquistos etc): Doença de Chagas, Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunha.

E A SEGURANÇA? Em ambientes externos podemos ter a colisão no transporte, os atropelamentos, as quedas de nível diferente (dependendo da atividade), assim como a exposição a raios (descargas atmosféricas) e às intempéries em geral. O trabalhador também pode ficar envolvido em tumultos de rua, manifestações ou assaltos, fugas de detentos. Uma boa análise de riscos, estudando-se todas as atividades, estações, região geográfica e urbana, jornadas e horários e circunstâncias, vai poder ajudar a selecionar e ampliar as sugestões acima.

 

FONTE: REVISTA PROTEÇÃO - SETEMBRO2019

Maringá
Sarandi

RECEBA AS NOTÍCIAS DO CESET

UNIDADES

UNIDADE DE MARINGÁ

Rua Antônio Carniel, 550

Zona 05 | CEP: 87015-330

UNIDADE DE SARANDI

Avenida Ademar Bornia, 1851 B

Jardim Independência | CEP: 87114-000

CONTATOS

UNIDADE DE MARINGÁ

(44) 3224-2626 | (44) 99143-3100

UNIDADE DE SARANDI

(44) 3035-0451 | (44) 99143-3100

LOCALIZAÇÃO