28 Mar
CALÇADO DE SEGURANÇA

Avaliando o conforto: Amortecimento, materiais e índice de pronação são variáveis a serem consideradas.

Os calçados foram criados a partir da constante busca do ser humano para atender suas necessidades básicas de sobrevivência, sendo um meio de proteger os pés e atuar como elemento de conforto. A busca pelo conforto, aliado a um design moderno e dentro de padrões que respeitem as características individuais vem sendo um trabalho complexo para pesquisadores e indústrias do setor calçadista.

As empresas de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), principalmente as indústrias do setor calçadista, estão cada vez mais preocupadas com a segurança do trabalhador, tendo em vista que, em grande parte das indústrias, os profissionais estão em situação dinamica (movimento) ou situação quase estática (parado).

O calçado, além de ser um acessório, tem como função principal proteger o sistema muscuesquelético das irregularidades do solo e forças geradas durante o deslocamento. Dependendo de alguns fatores e conforme o calçado for concebido ou produzido pelo fabricante, poderá afetar de forma positiva ou negativa a saúde e a performance do trabalhador. Por este motivo, os calçados devem combinar vários atributos como desenho funcional, utilidade e eficiência, entre outros, além de aspectos relacionados com o conforto e segurança, entendidos como prevenção de lesões.

As propriedades do calçado e , principalmente, do amortecimento é fator determinante para a prevenção de lesões no sistema muscoesquelético. O objetivo do amortecimento é a proteção do pé no seu contato com o solo. Outro problema citado pelo Ministério da Saúde é o acúmulo de umidade e de temperatura no calçado e ainda, o frio nos pés a que estão sujeitos trabalhadores de setores específicos. Alterações de temperatura ou umidade nos pés podem associar-se à sensação de desconforto, o que, além disto, pode causar o desenvolvimento de lesões ou doenças. Neste sentido, o comportamento da temperatura do pé com o uso do calçado também pode estar associado ao conforto.

No Brasil existem normas que quantificam o conforto em calçados. A determinação do conforto e em especial o "Selo Conforto" é uma forma de atestar que o calçado passou por uma bateria de ensaios e que se obtiver pontuação superior a 75% é aprovado. Diante disto, o trabalhador eou usuário estará protegido de possiveis danos que os calçados possam gerar no sistema muscoesquelético.

 

Fonte: Revista Proteção - MARÇO 2019

Maringá
Sarandi

RECEBA AS NOTÍCIAS DO CESET

UNIDADES

UNIDADE DE MARINGÁ

Rua Antônio Carniel, 550

Zona 05 | CEP: 87015-330

UNIDADE DE SARANDI

Avenida Ademar Bornia, 1851 B

Jardim Independência | CEP: 87114-000

CONTATOS

UNIDADE DE MARINGÁ

(44) 3224-2626 | (44) 99143-3100

UNIDADE DE SARANDI

(44) 3035-0451 | (44) 99143-3100

LOCALIZAÇÃO